A importância da manutenção de fachadas

(12/11/2018)


manutenção de fachadas nada mais é do que um conjunto de diversas atividades e serviços que tem como objetivo central estabelecer condições de segurança, conservação e confiança em diversos tipos de edificações, sempre tendo como referência as previsões destacadas em projeto! 

Dessa maneira esse requisito visa atender de forma objetiva e consolidada diversos usuários no decorrer dos últimos anos, revelando uma série de condições ao uso mais adequado ao que se é destinado, tornando possível uma maior resistência ao seu uso e também aos agentes que tendem a alterar propriedades técnicas! 

De forma generalizada, a total responsabilidade da manutenção predial é por parte dos próprios proprietários e para tanto é fundamental sempre haver um absoluto apoio por parte das normas técnicas, bem como o manual de operações do condomínio – isso se houver. 

Esse manual deve ser sempre orientado por meio de um profissional gabaritado e que possua habilitação para tal – podendo ser um engenheiro ou até mesmo um arquiteto. 

 

Manutenção predial – qual a principal importância envolvida? 

Sua maior importância consiste na diminuição de gastos – isso porque se torna possível conter gastos bem substanciais com eventuais correções ou reformas no futuro. 

O mais importante é que a manutenção não seja feita, de forma alguma, de maneira improvisada ou sem a seriedade que ela exige – ela precisa ser vista como um importante serviço de cunho técnico onde a sua grande responsabilidade precisa ter uma capacitação amplamente apurada e eficiente. 

 

Mas afinal, porque realizar a manutenção predial preventiva? Você sabe? 

A manutenção preventiva ajuda a evitar eventuais danos no futuro com relação às instalações – afinal, custa bem mais caro arrumar do que procurar manter tudo sempre em ordem, não é mesmo? 

Há uma série de situações que construções prediais em estado de degradação avançada que precisam desse tipo de cuidado preventivo – em muitos desses casos os valores orçamentários para a realização de uma reforma chegam a superar um investimento que poderia ter sido aplicado ao longo do tempo. 

Dessa maneira, procurar considerar sempre a manutenção predial é uma excelente estratégia – isso porque torna-se possível repor determinados sistemas que já tenham sofrido alguma deterioração, prologar sua vida útil – tudo por meio de serviços realizados com periodicidade. 

 

Como realizar a organização da manutenção predial? 

O primeiro passo consiste em catalogar todos os equipamentos que estão sendo mantidos na edificação – vale salientar aqui que as características da construção devem ser mantidas de forma acessível aos responsáveis que estejam cuidando de tal manutenção. 

Outro passo é realizar a separação das ferramentas que deverão ser usadas de acordo com os equipamentos que passarão por uma eventual manutenção. 

A equipe de funcionários também deverá ser capacitada para realizar adequadamente os serviços necessários e também para prestar suporte técnica acerca das atividades que serão aplicadas. 

A segurança também é determinante em todo e qualquer processo – sempre! Ela precisa ser um ponto central de atenção em todos os aspectos. 

 

Conclusão sobre a manutenção predial – para você não esquecer! 

De forma resumida pode-se afirmar que uma edificação se divide em duas fases básicas, sendo a construção e o uso. 

Muitas das questões relacionadas à durabilidade podem ser sanados ainda na primeira fase – na construção! 

Um projeto realmente eficiente, boas orientações, atendimento qualitativo ao programa de uso e normas, materiais de qualidade, apuro técnico no processo de construção e a idoneidade da empresa contratada poderão refletir substancialmente na durabilidade. 

Por isso, na hora de certificar detalhes mais profundos acerca da manutenção predial, tenha em mente que o caminho mais promissor e eficiente é contar com uma empresa realmente qualificada, e que possa realmente agregar segurança, credibilidade e tranquilidade a todos! 


Últimas Notícias


  • Fachadas de vidro, seja em arranha-céus ou em prédios baixos ou residências, são um atrativo estético para as construções — sem contar os outros benefícios que o nosso material oferece. Mas, além da instalação, é preciso que, de tempo em tempo, seja feita corretamente a manutenção e limpeza da estrutura, a fim de manter e prolongar todos os benefícios que ela oferece. Para isso, confira as nossas dicas! Já na hora de instalar a fachada, é necessário que os responsáveis pensem em como serão feitas, posteriormente, a manutenção e limpeza. O ideal é inserir pontos de fixação nas coberturas para a utilização de balancins ou de cordas profissionais, como as utilizadas em rapel. Se não for possível, existe a alternativa de se criar aberturas nas fachadas para o acesso dos profissionais da manutenção. Durante o processo de limpeza, é proibido agredir o vidro com produtos abrasivos ou que possam causar corrosão. E não é só o nosso material que pode ser danificado: tratamentos superficiais das esquadrias (como pintura eletrostática e anodização) também podem sofrer.   Dupla imbatível: sabão neutro e água Esses dois, com o auxílio de esponja ou pano macio, retiram grande parte das sujeiras. Diversos produtos para limpeza estão disponíveis no mercado, mas fique atento às informações nos rótulos das embalagens. Algumas empresas usam, por exemplo, água desmineralizada, para potencializar a ação. Existem ainda itens à base de silicone e teflon que formam uma “camada” invisível, tampando os poros do vidro.   Periodicidade:   Depende da localização. Se o prédio está em locais com muito trânsito (com fuligem, culpa da fumaça dos carros); em parques e regiões costeiras (com maresia e limo); ou em regiões onde chove bastante (água com alto teor de minerais, como cálcio e magnésio), a limpeza deve ser feita mensalmente.  

    (02/09/2020)

  • Para evitar problemas causados pelo excesso de chuva é importante vedar vazamentos de janelas, principais focos de infiltrações, com selantes à base de silicone, material indicado para a vedação de caixilhos, calhas, juntas de dilatação e fachadas. O uso de silicone nas extremidades de uma janela externa elimina 90% das infiltrações.   A vedação com silicone é resistente a expansões e contrações térmicas, oscilações do vento e movimentos sísmicos e não representa custos elevados. Selantes à base de silicone são facilmente encontrados em lojas de material de construção e costumam ser comercializados em embalagens tipo bisnaga com bico dosador, o que facilita o processo de aplicação.   Antes da aplicação, verifique o tipo de superfície para escolher o selante de silicone ideal e garantir seu desempenho. No caso de concreto e alumínio, os produtos mais indicados são o de cura neutra. Selantes de cura acética (liberam odor de vinagre), devem ser evitados em aplicações com concreto ou cimento.   Passo a passo:   1. Antes de aplicar o selante é preciso identificar exatamente o local onde está ocorrendo a infiltração e se assegurar de que esteja seco e limpo. 2. Proteja as bordas com uma fita isolante, para garantir um bom acabamento. 3. Depois, aplique uma camada de selante no peitoril (entre o caixilho e a parede) da janela ou nos pontos que apresentam infiltração. Use uma espátula para garantir o preenchimento dos espaços vazios. 4. Para finalizar, retire a fita. A cura total do selante de silicone ocorre no prazo de sete dias, porém o local pode ser utilizado 24 horas após a aplicação.  

    (01/09/2020)

  • Coronavírus: com as crianças mais tempo em casa, pais devem redobrar atenção para evitar acidentes Aulas estão paralisadas e muitos adultos trabalham em modelo home office. Todo cuidado é pouco para que os pequenos não se machuquem https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/12/interna_bem_viver,1136895/coronavirus-com-as-criancas-mais-tempo-em-casa-pais-devem-redobrar-a.shtml

    (24/06/2020)

  • http://Os ensaios em vidros revestidos para controle solar

    (03/07/2019)

  • Como comprar esquadrias padronizadas de alumínio?

    (21/02/2019)

  • http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/queda-de-criancas-de-predios-causa-mais-de-33-mortes-por-ano-no-brasil.html  

    (06/02/2019)

Ver todas as notícias

Fale Conosco

Contato

Porto Alegre / RS

Rua São Luis, 570

Bairro Santana

administrativo@mpaengenharia.net

51 3061.2047

51 99683.3006

Solicite uma Assistência Técnica