A substituição de vidros em fachadas trata-se de uma atividade técnica, exigindo profissionais capacitados em sua realização, planejamento prévio adequado e equipamentos que permitam a remoção da peça a ser substituída e a colocação de uma nova.
A MPA Engenharia e Manutenção é especialista nesta área. Como se trata de um serviço complexo a substituição dos vidros deve ser feita por uma equipe de projetos com entendimento e planejamento desta execução, bem como equipamentos necessários, como balancins, ventosas, cordas e cintos de segurança, e operadores experientes nesses procedimentos.
Toda equipe técnica da MPA Engenharia e Manutenção passa por cursos para realização de trabalho em altura, conforme determina a Norma Regulamentadora Nº 35 — Trabalho em altura (NR-35), manuseio de equipamentos e aplicação de fixações químicas. Além de treinamento periódico para procedimentos de aplicação e colagem com silicone estrutural e fita dupla face estrutural junto aos próprios fornecedores dos produtos utilizados.
Também a importância do planejamento e os cuidados na troca dos vidros são fundamentais para garantir a qualidade do serviço e a segurança dos instaladores. No planejamento são avaliados o tempo da construção dos prédios, se as chapas existentes atendem as normas técnicas, principalmente a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, em relação à tipologia dos vidros, à segurança por eles oferecida e às áreas nas quais devem ser aplicados, a fim de reduzir os riscos de acidentes, etc.
Tudo isso é levado em consideração pela MPA para um planejamento e execução dos serviços de forma 100% correta, levando ainda em consideração que a substituição de qualquer elemento de uma fachada deve ser de forma que os novos elementos não alterem as características arquitetônicas originais do prédio.